Seja Bem Vindo a Casa do Pai

A Associação Casa do Pai é uma sociedade civil de caráter filantrópica, sem fins lucrativos. É uma ONG (organização não governamental) que mantém casas lares em Curitiba, no Paraná, e presta assistência a crianças em situação de risco, em regime de abrigo 24 horas.

Fundada em 1994 por um grupo de pessoas da sociedade que, como você, cultiva o desejo de praticar a solidariedade. Atualmente somos duas Casas Lares com capacidade para 10 crianças cada uma, num total de 20 crianças de ambos os sexos.

Cada casa está estruturada para acolher, com conforto e bem estar, crianças que viviam em situação de risco. Elas são cuidadas por mães ou pais sociais que moram na casa e buscam criar um ambiente semelhante ao das famílias convencionais. As crianças recebem alimentação, vestuário, atendimento médico, odontológico, psicopedagógico, psicológico e psicomotor, além de participarem de atividades de esporte, cultura, lazer e artes (canto, teatro e artes plásticas).

Os moradores das Casas Lares são encaminhados pela Vara da Infância e Adolescente, SOS criança e Conselho Tutelar, através da Central de Vagas do Município. Grande parte dos casos está relacionada aos maus tratos, negligência, abandono e violência doméstica ou perda dos pais. A passagem longa e dolorosa por uma instituição deixa marcas profundas que denunciam o abandono, negligencia e a violência própria da história de cada criança. Para ela, estar abrigada significa ter sido deixada para trás pela família. Mesmo em regime de casa lar, onde as crianças convivem em um ambiente seguro, inseridas na comunidade local, o estigma permanece. O abrigamento precisa ser efetivamente uma medida provisória e excepcional, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Tornou-se então necessário que também passássemos a atender as famílias destas crianças. Famílias que continuam vivendo em situação de risco social e humano. Visamos sua reestruturação, para que com isso criem-se condições para ocorrer o retorno familiar da sua criança abrigada. Vários já foram possíveis. Mas quando isto não é possível, as crianças são encaminhadas para a adoção. Durante todo este processo, a criança continua morando na Casa do Pai.

Quem faz acontecer:

Além da diretoria, a Casa do Pai conta com 15 funcionários e voluntários para que
toda esta ação possa atingir seus objetivos.
Nossa equipe técnica preparada é formada por Assistente Social, Coordenadora
Administrativa e um Assistente Administrativo, Psicóloga, Pedagoga, Motorista, 03
Cuidadores Residentes, 8 Cuidadores 12X36.

A Associação possui os seguintes certificados:

vamos Juntos construir
um mundo melhor

A CASA DO PAI mantém 2 casas lares que acolhem 10 crianças cada. 
Essas 20 crianças recebem todo o carinho e cuidados de um lar!
Que tal VOCÊ contribuir para dar a ELAS um FUTURO com mais perspectivas!?

Objetivo

O objetivo da Associação Casa do Pai é abrigar crianças que vivem em situação de risco, proporcionando a elas o acolhimento de um lar.

Missão

• Proporcionar meios para que as crianças se tornem cidadãos participantes;

• Garantir as atividades planejadas nas áreas social, cultural, religiosa e lazer;

• Garantir a manutenção da qualidade de alimentação e moradia;

• Promover a saúde física e emocional de nossas crianças;

• Possibilitar educação de qualidade, garantindo que as crianças atendidas apresentem melhoria no aproveitamento escolar.

Metas

• Nos tornarmos um empreendimento autossustentável, visando sempre o crescimento para que possamos assistir a um número maior de crianças;
• Abrirmos mais duas casas lares para adolescentes;

• Que tenhamos recursos para podermos contratar toda a equipe profissional necessária;

• Que tenhamos condições de abrir um Centro Social em área de risco. Só assim poderemos atuar na origem do problema social que leva à desestruturação familiar, e não mais apenas no efeito – a criança vitimizada;

• Que possamos adquirir um terreno para a construção deste projeto em sede própria.