Assistência Social
• Busca oferecer a total garantia dos direitos das crianças acolhidas através, do acolhimento protetor, da participação na vida comunitária e da formação de uma rede de apoio.
• Objetiva primordialmente a reintegração familiar das crianças e adolescentes abrigados. Busca fortalecer o vínculo familiar mesmo se rompido ou fragilizado, para que superem seus conflitos, mantenham diálogo, reflexão e cumpram com suas responsabilidades. Oportuniza por meio de processo sócio educativo, um modelo de relações que possibilite o resgate da auto-estima e a construção de um projeto de vida. Pois a Associação Casa do Pai acredita que a família estruturada é o melhor lugar para proteção e socialização de uma criança.
• Encaminha para adoção os casos indicados pelo Judiciário onde a reintegração familiar não foi possível. Orienta a família candidata conjuntamente à criança e acompanha o processo por seis meses após sua efetivação.
• Realiza o “Estudo Social” pelo levantamento de dados e conteúdos estruturantes para estabelecer o “Parecer Social” que orienta a equipe técnica em desenvolver as ações necessárias a serem executadas. Além disso elabora conjuntamente com esta equipe, processos em parceria com o Judiciário e Ministério Público sobre o melhor a ser realizado individualmente para cada criança.
Nossas ações estão baseadas nas seguintes fontes:
- Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Manual de Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (Brasília,2008).
- Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes.
- Protocolo Qualidade em Instituições de Acolhimento à Criança e ao Adolescente.
- Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social -NOB/SUAS.
vamos Juntos construir
um mundo melhor
A CASA DO PAI mantém 2 casas lares que acolhem 10 crianças cada.
Essas 20 crianças recebem todo o carinho e cuidados de um lar!
Que tal VOCÊ contribuir para dar a ELAS um FUTURO com mais perspectivas!?